Musa

Candidata a Musa 2025 – Prêmio Machine – Yenacha Magalhães

Terminando com as apresentações das candidatas a Musa do Prêmio Machine Bastidores do Carnaval 2025.

Nossa 3ª candidata a Musa é a Yenacha Magalhães (@euyenacha), ela defendeu no Carnaval de 2025 o G.R.E.S. Feitiço Carioca (@feitico.carioca)

E para quem está torcendo por ela, siga-nos, curtam, compartilhem e comentem.

Em breve, estaremos abrindo as votações aqui no site e vocês poderão votar na sua preferida!

Ficha Técnica:
Fantasia: @maeefilharoupasdecarnaval – Representando a Turmalina negra 🖤

Sandálias: @idaliacalcados

Agradecimentos: 

Sou grata primeiramente à espiritualidade por guiar e proteger meus caminhos, aos meus familiares e meu marido por sempre me acompanhar e incentivar os meus sonhos!

Agradecimento em especial a @andreaaanjoss @elimcastro @janetorgano vocês são incríveis e são responsáveis por me fazerem chegar até a escola que hoje tenho imenso amor e carinho 💖🥰 

E por último mas não menos importante (muito pelo contrário) meus queridos: Presidente @antoniocdcg e Vice @debarrosmix, sou grata pela confiança e todo carinho que desde início tem por nós. Serei eternamente grata pela oportunidade e honra de representar o Feitiço Carioca por onde eu for.

E a todos os demais componentes da escola, muito, muito obrigada por TUDO!

Como e quando ingressaram no Carnaval? 

O Carnaval sempre fez parte da minha vida. Desde criança, via minha mãe e minhas tias se arrumando para os desfiles e escutava as histórias. Imaginava que um dia estaria nesse mundo de plumas e paetês! Lembro também de, quando pequena, imitar a Globeleza na hora do banho, me enchendo de espuma e sambando horrores! Aos 17 anos, participei do meu primeiro concurso e foi aí que o Carnaval me pegou de vez!

O que fez com que você desfilasse na Intendente Magalhães?

A Intendente é o verdadeiro berço do Carnaval, o Carnaval raiz! Tem algo especial ali, a energia do público e a simplicidade que, mesmo com poucos recursos, cria uma estrutura incrível. Me encantei de imediato, e foi nesse ambiente que encontrei minha verdadeira paixão.

Quantas vezes você já desfilou na Intendente?

Já desfilei 4 vezes na Intendente Magalhães, e cada desfile foi uma experiência única! Não tem como não se emocionar com a energia daquela avenida.

Se desfilaram em outras escolas, tanto na Intendente, quanto no Sambódromo?

Sim! Comecei desfilando pela Império de Petrópolis, depois passei pela Renascer de Jacarepaguá e pelo Acadêmicos do Engenho da Rainha. No ano de 2024, um dos momentos mais especiais da minha trajetória: Tive minha estreia como Musa e desfilei pela minha amada GRES Feitiço Carioca que tanto me acolheu e me presenteou com essa oportunidade.

Qual sua ocupação fora do Carnaval (profissão)? 

Sou Enfermeira e Professora. Conciliar a profissão com os ensaios e a rotina intensa de Carnaval não é fácil, mas faço com muito carinho e dedicação. Amo o que faço e acredito que, no fundo, ambas as áreas têm algo em comum: cuidado e paixão.

O que faz para conseguir passar na Intendente Magalhães inteira sambando com fôlego do início ao fim?

O segredo é preparação! A minha rotina de treinos é constante. Gosto muito de musculação e sou apaixonada por corrida. A partir de outubro, intensifico os treinos para garantir o fôlego e a disposição para o desfile. É uma maratona, mas adoro o desafio!

O que essa indicação significa pra você? 

Para mim, significa reconhecimento. Nunca imaginei chegar até aqui, e me sinto muito grata por estar sendo reconhecida. Essa oportunidade é a prova de que, quando você se dedica com amor, as coisas acontecem. Além disso, a visibilidade que o Prêmio Machine nos dá é uma chance única de abrir portas e alcançar novos públicos. E além de tudo é uma maneira de retribuir ao GRES Feitiço Carioca pelo carinho, respeito e oportunidade, representa-los é sempre uma honra!

O que ela pode trazer de benefícios para você?

Além da visibilidade e do reconhecimento, essa indicação traz a oportunidade de inspirar outras mulheres a lutar pelos seus sonhos. Acredito que tudo que a gente planta, colhe, e isso é apenas o começo de um caminho cheio de conquistas. Essa visibilidade também pode abrir muitas portas para novas oportunidades, principalmente dentro do samba.

Quais os planos futuros (só se puderem falar, o que não for segredo )?

Com fé e toda gratidão aos meus Orixás que guiam os meus caminhos, pretendo continuar me aprimorando no samba, conquistar o público e o meu espaço. Sempre lutei sem pisar em ninguém, e acredito que o sucesso vem com muito trabalho e humildade e assim as portas vão se abrindo cada vez mais.

Tem alguém na família que te inspirou ou da força nesse mundo do samba?

Minha mãe é minha maior inspiração — mulher negra, mãe solo e batalhadora que me ensinou a amar o Carnaval e minha profissão. Ela é minha força diária.

Share on Social Media