O Prêmio Machine – Bastidores do Carnaval Carioca foi criado em 2016, idealizado por Cátia Calixto e coordenado por Denise Pinto Pereira e Elizabeth Rodrigues, que deram vida a esse ideal no intuito de homenagear José Carlos Farias Caetano – Machine, o Síndico da Passarela.
Observando ano após ano o Carnaval, e, principalmente, a passarela do samba, chegamos à conclusão de que se fazia necessário homenagear e premiar os anônimos da Sapucaí, pessoas que preparam, conserva e ilustra aquele trecho de 700 metros de comprimento, e que se torna no período de Carnaval o lugar mais acessado do Brasil de todas as formas de visualização imagináveis.
Assim, elaboramos uma premiação extraoficial do Carnaval Carioca para homenagear e valorizar esse trabalho que, às vezes, começa logo após o carnaval e segue o ano todo. Dar visibilidade e credibilidade a esses invisíveis é uma forma justa de manter viva dentro deles a chama da qualidade profissional e estimular a novos profissionais.
A coordenação do prêmio se faz presente em todos os ensaios técnicos e indica 03 (três) profissionais de cada modalidade e em consenso escolhem o vencedor, já em três categorias específicas (Serviços, Cobertura Jornalística e Preparação de Desfile), a coordenação indicará os 03 (três) profissionais e um Corpo Técnico escolhe o vencedor de cada modalidade.
Pegando carona nesse sentimento de excelência, decidimos usar uma lente de aumento e queremos que essa visibilidade, credibilidade e profissionalismo sejam reconhecidos o ano todo. Começamos agora esta nova jornada. Estamos desenvolvendo uma trajetória de pesquisas e coleta de materiais para arquivos (WikBambas), em prol da memória e preservação cultural de assuntos pertinentes e segmentos do Carnaval e do Samba, não só do Rio de Janeiro, mas sim, de todo o Brasil.
Para tal, dispomos de uma equipe de jornalistas e de historiadores empenhados em buscar essas informações, transformá-las em textos jornalísticos de cunho leve e agradável aos leitores de nossa REVISTA; e em material de pesquisa para todos que acessarem nosso SITE. Jogando focos de luz naqueles que geralmente ficam na
penumbra do maior espetáculo da terra, queremos entreter você, leitor, e enaltecer nossa CULTURA secular, tudo isso feito com muito amor e prazer.
Seja muito bem-vindo!