JOSÉ CARLOS FARIAS CAETANO é mais conhecido como MACHINE e é uma das maiores referências do samba no Brasil. Desde 1984 é responsável por coordenar e preparar o palco por onde desfilam as principais escolas de samba do Rio de Janeiro.
Tudo começou ainda criança, nas brincadeiras e em casa quando riscava o chão como passista, mais tarde foi trabalhar como faxineiro na Sapucaí e nunca mais abandonou os passos do samba. Fundou a primeira escola mirim “Corações Unidos do Ciep” e logo foi convidado no Governo de Leonel Brizola para coordenar o projeto.
Ex-integrante da ala de passistas do Grêmio Recreativo Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis, Machine ganhou o apelido em 1987, durante uma viagem à França com a escola. Em uma de suas apresentações, foi chamado de “La Machine Du Samba”, ou seja, “A Máquina do Samba”. Um espectador francês levantou-se e começou a gritar:
Machine, Machine!” Sem saber do que se tratava, o passista perguntou para o
carnavalesco na época, Joãozinho Trinta, o significado da palavra.
Braço direito do Diretor de carnaval da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), Elmo José dos Santos, Machine está no posto há mais de 25 anos. Primeiro como funcionário da RIOTUR, e depois da LIESA, apaixonado pelo carnaval Machine se muda literalmente para o Sambódromo em Novembro, e só sai
em Maio do ano seguinte, quando dá por encerrada a desmontagem da estrutura do Carnaval e entrega as chaves à RIOTUR. A rotina de trabalho é árdua, no período de Ensaios Técnicos e Carnaval, Machine acorda às 10h da manhã e trabalha até às 6h da manhã do dia seguinte.
“Na minha equipe só tem gente boa trabalhando. Gente que entende o que é o trabalho. Se o cara pisar na bola, infelizmente, temos que substituir rápido, porque quando chega o carnaval o trabalho aumenta”, relata. Guardião de todos os segredos que irão ser apresentados na avenida pelas agremiações e coordenador da montagem e desmontagem dos equipamentos na passarela, Machine estabelece uma relação de confiança que é imprescindível para a realização dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro.