Machine comanda uma equipe distribuída numericamente por 90 pessoas que trabalham nos Ensaios Técnicos e 21 no Carnaval. A equipe é convocada a partir de novembro para dar início ao supervisionamento aos trabalhos de montagem das estruturas provisórias, camarotes, praças de alimentação, sala de imprensa e cabines de rádio, além da instalação de fornecimento de energia e água. Quando começam os trabalhos, Machine, “Sindico do Sambódromo” reúne sua equipe em um final de semana e distribui as funções.
Uma equipe fica responsável pelo desembarque dos componentes das escolas dos ônibus e orienta os motoristas a seguirem até o setor 12 ou 13, para estacionar os veículos no interior do Sambódromo até o final do Ensaio Técnico, sem causar transtorno ao trânsito em torno do sambódromo; outra equipe é responsável pela locomoção do carro de som durante os ensaios de todas as escolas de samba do grupo especial e de acesso, eles têm a função de se posicionarem a frente do carro de som para dar total segurança aos componentes da bateria, que estão na frente deste carro.
Outra função de extrema importância é a do integrante da equipe que trabalha sozinho na entrada da frisa do setor 03. Este setor é destinado aos turistas, celebridades, presidentes das agremiações, diretores de carnaval e de harmonia, casais de mestre- sala e porta-bandeira, profissionais da imprensa e às pessoas com idade acima de 60 anos. Todas essas funções e outras exigem conhecimento, organização, agilidade e principalmente muita cautela para tratar com o público.
Marcelo Marques da Silva é um dos coordenadores da equipe, e trabalha há dez anos com Machine. Na ausência dele, Marcelo comanda o andamento dos segmentos nos ensaios técnicos e nos desfiles. Por estar sempre com ele sabe como conduzir e resolver qualquer problema, se necessário. Marcelo tem 30 anos de carnaval e foi passista na G.R.E.S. Império Serrano, G.R.E.S. Portela, G.R.E.S. União da Ilha do Governador, entre outras.
Viviane dos Santos Caetano é a filha mais velha de Machine e secretária da equipe. Tudo começou quando Viviane recorreu a seu pai, em busca de uma oportunidade de emprego. “Não pensem que tive moleza por ser filha do Machine. Limpei muitos banheiros de arquibancada no Sambódromo e um dia ele me deu uma oportunidade, para compor a equipe”, revela. Hoje, nos Ensaios Técnicos e no Carnaval, ela se junta aos demais para recolher parte das fantasias que ficam na pista, oferece água aos desfilantes, acompanha as personalidades até o seu destino e é conhecida por muitos como anjo da guarda. “Não deixo nada e ninguém passar quando o casal de mestre- sala e porta-bandeira está se apresentando. Nada pode atrapalhar a evolução do casal”, declara.

Não há nada que passe despercebido, casais de mestre-sala e porta-bandeira, comissões de frente, alas coreografadas e baterias ensaiam até a madrugada sob os olhares da equipe. Segundo Machine, o critério primordial para trabalhar na equipe é humildade. Para muitos, o carnaval tem dia e hora para acabar, mas para esses guerreiros dura o ano inteiro, pois, sempre que possível Machine convoca um representante da equipe para comparecer aos eventos quando convidado.  O profissional tem que gostar de Carnaval, ter paciência e ser educado com os componentes e o público que prestigia o Maior Espetáculo da Terra.


  EQUIPE  
Catia CalixtoGestora, Criadora e Presidente do Prêmio Machine Bastidores do Carnaval Carioca
José Carlos Farias Caetano – MACHINE é Presidente de Honra ( o Prêmio foi criado em sua homenagem).