Por Xuxu

Fotos Alexandre Calixto

Ilana Xavier de Souza, esse é o meu nome, mas sou mais conhecida como Xuxu, ou somente, Xu.

Me afastei do Carnaval por alguns anos e retornei com muito orgulho neste ano. Fui convidada para dirigir uma ala na GRES Acadêmicos de Vigário Geral junto com o Déo Pessoa, acredito ter colaborado para o resultado da agremiação.

Entretanto, ao ser convidada para ser uma das Coordenadoras do Prêmio Machine Bastidores do Carnaval Carioca – Intendente Magalhães, senti uma mistura de sentimentos. Porque a Intendente Magalhães faz parte da minha história no carnaval tanto como componente, como coreógrafa.

Valorizar esses operários do carnaval, que almejam alcançar os holofotes da Marquês de Sapucaí, é respeitar a história do Carnaval do Rio de Janeiro e a memória do samba.

E neste meu retorno pude constatar que o desfile na Intendente apresenta velhos problemas e novidades promissoras. Os problemas começam com a estrutura oferecida ao público e às agremiações. As novidades são as agremiações novas que apresentaram desfiles competitivos, sem se intimidarem com as mais antigas e consequentemente mais conhecidas.

Penso que o número de escolas a se apresentar por dia precisa ser repensado, por exemplo domingo e segunda-feira foram 12 escolas cada … Todo artista quer uma plateia lotada para ver, avaliar, torcer, ou até mesmo criticar o trabalho que ele desenvolveu o ano inteiro para aqueles breves minutos, e quando chega a hora, desfilar para uma arquibancada quase vazia (ou totalmente vazia) certamente é desolador.

Por fim, despeço-me imensamente feliz e orgulhosa de ter participado da primeira edição do Prêmio na Intendente; e agradeço a confiança a mim depositada por minha amiga, Cátia Calixto, e pelo meu eterno síndico, Machine.

O crescimento e sucesso é certo, pois a base da motivação é o desejo sincero de valorizar quem resiste a tudo e a todos. Por quê? Porque o Samba é resistência. Respeitem o Carnaval!

 

Ilana Xavier de Souza (Xuxu) é coreógrafa; e coordenadora do Prêmio Machine Bastidores do Carnaval Carioca – Intendente Magalhães.