Laíla, músico brasileiro.

Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, ou Laíla (Rio de Janeiro, 27 de Maio de 1943) é um carnavalesco e dirigente de carnaval do Brasil.

Informações pessoais
Nome completo: Luiz Fernando Ribeiro do Carmo
Data de nasc.: 27 de maio de 1943 (78 anos), faleceu em 18/06/2022 vítima de Covid 19.
Local de nasc.: Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil                                      Informações profissionais
Escola atual: União da Ilha / Águia de Ouro

Biografia
Laíla é conhecido por sua personalidade. Natural do Morro do Salgueiro, na Tijuca, onde cresceu e aprendeu tudo o que sabe de carnaval, lá ele fundou uma das primeiras escolas mirins chamada “Unidos da Ladeira” onde se destacou e foi chamado para fazer parte da escola Salgueiro, onde ocupou o cargo de diretor de harmonia até 1975 conquistando 7 títulos pela agremiação, quando o contraventor Aniz Abraão David, o Anísio, o contratou, juntamente com Joãozinho Trinta, para reforçar a Beija-Flor que até então, era uma escola discreta, sem grandes resultados no Grupo Especial. Nos três primeiros anos, a parceria Joãozinho-Laíla deu certo. A escola nilopolitana conquistou um tricampeonato (1976, 1977 e 1978).

Em 1980 Laila parte para a Unidos da Tijuca fazendo um carnaval histórico ao lado do carnavalesco Renato Lage e levando a escola do Borel para o grupo especial (ficou na escola ate 1983). Nos anos seguintes ele teve breves passagens pela Vila Isabel, carnaval de Belém até regressar a Beija-Flor em 1989 fazendo um desfile que marcou a historia do carnaval com a emblemática imagem do cristo mendigo coberto com a frase idealizada pelo Laíla “mesmo proibido olhai por nós” no enredo “ratos e urubus larguem minha fantasia”. Em 1992 ela sai da Beija flor e vai para a Grande Rio onde permaneceu até 1994, Em 1995 volta para a beija flor e constrói a comissão de carnaval que rendeu muitos títulos até 2018.

Depois do carnaval 2012, houve uma especulação sobre sua possível saída, inclusive para voltar a Acadêmicos do Grande Rio, o que após uma conversa com a direção, confirmou sua permanência na Beija-Flor.

Laíla teve rápidas passagens pela Unidos de Vila Isabel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e até pelo carnaval de São Paulo, na Peruche. além de ter estado nos carnavais de Belém e Porto Alegre. Na década de 1980, participou da transmissão dos desfiles do Grupo Especial pela Rede Globo de Televisão e da gravação do CD com os sambas enredos das escolas do Grupo Especial.

Em 2014, além de continuar como diretor de carnaval-harmonia da Beija-Flor, esteve na Inocentes, onde foi uma espécie de consultor de carnaval e não diretor de carnaval. além de supervisor dos sambas-enredo da agremiação.

Depois do carnaval 2018, após 23 anos, Laíla deixou Beija-Flor, onde o que determinou a sua saída foi a nova filosofia a ser implementada por Gabriel David, novo administrador da escola e retornou a Unidos da Tijuca para o carnaval de 2019 juntamente com o carnavalesco Fran Sérgio.

Em 2019 assina o carnaval como diretor da escola de samba paulista, Águia de Ouro. Já para o carnaval de 2020, após a saída da Unidos da Tijuca, Laíla atuou como Diretor de Carnaval da União da Ilha do Governador, além de permanecer na Águia de Ouro. No carnaval paulistano foi campeão do Grupo Especial, dando a Águia o primeiro título a escola ao lado do carnavalesco Sidney França. Já no carnaval carioca, foi rebaixado pela primeira vez com a União da Ilha. Ao todo Laíla coleciona 28 titulos do carnaval,sendo 21 pelo grupo especial do Rio de janeiro, 1 no grupo especial de São Paulo, 4 no carnaval de Belém e 2 titulos no grupo de acesso do carnaval carioca. Laíla foi o homenageado especial do Prêmio Machine Bastidores do Carnaval Carioca em 2018. Fonte Wikipedia