A medida que o tempo passa, percebo e com muita certeza que um dos melhores produtos para aquecer a economia é o Carnaval. Assim sendo, indiscutivelmente os atores deste ensaio, tornam-se com perfeição, carisma, determinação e comprometimento os geradores de uma forte cadeia de produção.

Desta forma, articular e determinar tal estrutura, refiro -me aos Desfiles das Escolas de Samba do RJ, SP e demais estados da Federação do Brasil, já se faz importante a presença da mulher sambista. Isto, diante da certeza de que este segmento já faz parte da história do povo brasileiro.

Difícil hoje apontar um estado do Brasil, que não queira ter, mesmo de maneira embrionária a apresentação do samba. E isso se faz latente com a organização das escolas de samba.

Importante se faz ressaltar que quando deparamos com a gestão de mulheres, encontramos um resultado apreciável. A luz da verdade, não há neste discurso, nenhum preconceito a Gestão exercida por homens, se bem que hoje, a gestão é mista. Contudo, ainda vejo nas organizações de carnaval uma grande liderança masculina. Fica então, não uma crítica, porém um ato de convocação, para que as mulheres comprometidas com o carnaval tenham o lugar que lhes é merecido.

Em alguns momentos, sentimos que devido ao zelo, para trabalhar no carnaval, às mulheres acabam por dedicarem-se “all day long “, ou seja, “o dia inteiro”, senão 24 horas por dia.
E sendo assim, por que não pensar em estabelecer mais parceiras com as mesmas?
Óbvio que na atualidade, e com o cenário pandêmico, todo o cenário muda e, podemos observar que a mulher de forma determinante, bem sabe conciliar com maestria todas as funções em uma escola de samba, em qualquer cargo que venha a ocupar. Na verdade, a mulher é capaz de reinar em qualquer lugar que queira.

Acredito que para os próximos anos, teremos um efetivo maior de Mulheres se profissionalizando ou já profissionalizadas, que desempenhara o em maior escala um papel de destaque, fortalecendo as agremiações carnavalescas.

O que preocupa ainda, é a não aposta no potencial das mulheres, impossibilitando-as de trabalharem e serem reconhecidas como verdadeiras profissionais a serviço do carnaval. Porem creio que este reconhecimento esteja bem próximo.

Imaginaram um mundo sem mulheres?
Com base nessa pergunta, entendo ser justificável e legítima a inserção em grande escala da mulher no mundo do samba em todos os setores.

Ao término da pandemia surgirá um novo tempo e, consequentemente, um cenário que passará pelas relações interpessoais a capacidade de execução. Neste futuro, que a meu ver, é incerto e duvidoso, o acolhimento da mulher no mundo do samba, agora ê decisivo. Para tanto, agrega-las às funções nos festejos de Momo, chega a ser condição obrigatória.
Fato é que a mulher do samba ajuda a combater a tristeza e nos encoraja irmos em busca da felicidade.

Acredito na recuperação total do nosso país, assim como tenho plena certeza de que através do samba teremos momentos onde lágrimas irão correr por nossa face, nossos corações apertaram e a voz embargada por conta da recordação daqueles que partiram, no momento em que estivermos diante de tantas pessoas quer sejam componentes ou expectadores. Todavia chegaremos mais fortes, pois o “Maior Espetáculo da Terra”, nos ajudará a aquecer não só a economia, mas principalmente os nossos ” maltratados “corações.

Em síntese, nunca esqueçamos que o mundo é das Mulheres, o Carnaval é de todos e o Samba por todo sempre será
Grandioso.

Profª Celia Defranco
Comunicadora, Pesquisadora, Gestora de Carnaval
M U L H E R….. Memória Acadêmica
(CURRÍCULO)

Celia Defranco

Especialista em Educação pela Universidade de Havana em Psicopedagogia

..Adm.Escolar pela UCB
..Metodologia do Ensino Superior pela UNIGRANRIO

Graduada em Ciências Jurídicas pela UGF

Licenciada em Administração pela FBS

Graduada em Gestão de Carnaval e Eventos pela Universidade Estácio de Sá

Presidente do Centro de Estudos e Pesquisas

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO MAGISTÉRIO

..Magisterio Superior

Com atuação nos Curso de Adm. Hospitalar em
.Adm.
.Contabilidade e
.Direito das.Faculdades S.Jose

Adm.
Contabilidade e
Direito pela UNIG

Contabilidade nas Faculdades São José

Adm.Hospitalar no Curso de Pós.Graduacao na Faculdade Machado Sobrinho em Juiz de Fora
(Profa.Convidada)

Magistério Técnico

Cursos de
.Adm.
. Produção Teatral pela FAETEC

Cursos de
.Adm.
.Contabilidade
.Enf.do Trabalho
.Magisterio
.Segurança do Trabalho
Pelo CEVIW

ATIVIDADES DE GESTÃO

Assessora Pedagógica das Universidades
.. Estácio de Sá
..Castelo Branco

Chefe de Procedimentos Acadêmicos e Administrativa da Universidade Iguaçu

Supervisora das Faculdades S.José

Supervisora Geral do Colégio Santa Maria

Coordenadora Técnica
Do Curso de Administração do Grupo CEVIW

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM COMUNICAÇÃO

..Jornal Posto 6
Colunista
..Revista Dance News
Colunista

..Rádios
Bandeirantes com Robertinho do Rio

Manchete com Juninho Ti-ti-ti

TV LAGOS (Todos como comentarista de Carnaval)                                                                                           Comentarista de Carnaval.

Participação em Congressos.
Simpósios
Workshop
cono Palestrante nas áreas de
Asm.
Contabilidade
Direito
Pedagogia

Trabalhos desenvolvidos

Elaboração de dois livros com Previsão de ser editado em
Janeiro de 2022

Participação na Elaboração do Documento que certifica o
SAMBA como bem Imaterial do RJ
Obs.Cobfirme consta em Registros, juntamente com Outros pesquisadores

Titulação por trabalhos devidamente
Comprovados no Carnaval, como
Radialista e
Jornalista

Atividades voltadas para o Carnaval

Integrante da Equipe do PAN, gerenciada por Rosa Magalhães na Cidade do Samba.                                  Destaque em agremiações carnavalescas, tais como…
União da Ilha
Unidos de Lucas
Acadêmicos de Vigário Geral

Assessora da Presidência da
Lins Imperial

Harmonia
Imperio da Tijuca
Lins Imperial
Renascer de JPA                                                                                                                                                                Obs….Todos os trabalhos executados e desenvolvidos encontram.se devidamente documentados em CTPS, assim como arquivos que constem Matérias e Fotos.

RJ,02.07.2021