Nossa União Cruzmaltina nasceu de duas paixões, que são o samba e o futebol. Não pertencendo a nenhum núcleo organizado do Vasco, a agremiação foi criada por amigos vascaínos e sambistas para compor a diretoria administrativa. Por enquanto, ainda não temos quadra, porém já existe um estudo de local para que consigamos o nosso sonhado espaço. A escola segue todo o contexto conceitual do clube na luta contra o preconceito e traz consigo a Cruz de Malta que é a representatividade do Club de Regatas Vasco da Gama, porém não possui aporte financeiro por parte do clube.

Nossa escola recebe pessoas de todo o Brasil. Em nosso primeiro desfile, recebemos componentes de Manaus, Brasília, Espírito Santo e algumas cidades do interior do Rio de Janeiro. Para o carnaval 2022, possivelmente, faremos uma ala de componentes de Portugal, atendendo um pedido de um grupo de torcedores vascaínos que moram por lá.

Costumo dizer que o carnaval é uma competição, afinal todas as escolas querem ganhar em seus respectivos grupos e isso é muito saudável para o espetáculo. Posso afirmar que as agremiações que representam os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro se respeitam entre si, portando todo o ritual cordial que uma agremiação séria deve dispensar a uma coirmã.

Rodrigo Brandão, Criador e presidente da União Cruzmaltina

Rodrigo Brandão iniciou sua trajetória no carnaval, ajudando amigos a compor sambas para disputa de samba enredo. Em 2018, participou de uma disputa na União da Ilha, em que sua parceria chegou na final, porém, na ocasião, não foram campeões. Em 2019, foi convidado para o Acadêmicos do Sossego, participando da direção de carnaval e sendo agraciado, no mesmo ano, com o cargo de presidente de honra. Em 2020, resolveu fundar sua própria escola, a União Cruzmaltina, que atualmente desfila na Intendente Magalhães e pertence a série bronze do carnaval carioca.

 

Mestre sala e porta bandeira Thainara Matias e Emanuel Lima
Mestre sala e porta bandeira Thainara Matias e Emanuel Lima
Comissão de frente desfile 2020
Mestre Guilherme Sapão e Bateria
Juan Brigs Interprete