Momentos no Barracão da Beija-Flor de Nilópolis 1987 .. na Rua Aníbal Benévolo – Catumbi com o Carnavalesco Joãozinho Trinta.

De origens familiares no Samba e no Carnaval .. Bira desde pequeno teve e preservou e foi crescendo nessas origens ..

Por influência do seu Pai Gilberto. Portelense apesar de não ser desfilantes mas era um assíduo em todos os ensaios e programações existentes na Escola .. Mas não perdia todos os anos os Desfiles das Escolas de Samba na Av. Pres. Vargas na época conduzindo sua família. Onde sua Irmã Alice e Primos desfilavam no G.R.E.S Mocidade Independente de Padre Miguel.

E a cada momento .. Bira .. foi fixando cada vez mais sua paixão .. pelo visual .. ritmo .. Onde circulava ainda Menino nas Quadras de algumas Escolas de Samba ..

Sempre com dotes na Arte do Desenho .. já com 12 anos foi Figurinista em um Bloco do Bairro onde morava por alguns anos .. Onde seu pai matriculou no Curso Oberg para se aperfeiçoar e aprender técnicas e conhecimentos ..

Sua inspiração desde esses momentos ao desfolhar as Revistas .. Manchete .. Fatos & Fotos .. O Cruzeiro .. pós Carnaval era o Trabalho elaborado pelo Carnavalesco Joãosinho Trinta no G.R.E.S Beija-Flor de Nilópolis ..

Sempre tentando se aproximar com seu pouco conhecimento as criações das Fantasias do Gênio ..

Uns dos primeiros trabalhos do Grupo Bira Dance no G.R.B.C Bafo do Bode 1985 (atual G.R.E.S Renascer de Jacarepaguá)

Já adolescente começou a desfilar no G.R.E.S Portela .. Onde ficou por vários anos .. Em uma oportunidade já desfilando na Portela soube que a Beija-Flor precisava de “Grupos” para compor seu Organograma de Alas ..

Grupo .. Era denominado no passado o que seria hoje: Ala de Comunidade .. Por isso que pernecesse até hoje a especificação de: Grupo Bira Dance

Nesse momento já formado em Dança e Modelo .. Sindicalizado .. Bira seguiu para a Quadra de Nilópolis onde formou um Grupo de Amigos Dançarinos e Modelos .. E foi aprovado pelo Carnavalesco e pelo Sr Diretor Laila ao permanecer na Agremiação ..

De imediato o Carnavalesco o integrou em sua Companhia de Shows Nacionais e Internacionais .. Onde teve a satisfação de trabalhar com seu Mestre Joãozinho Trinta diretamente por 20 anos ..

À Convite do Sr Laila .. Diretor de Carnaval na época do G.R.E.S Acadêmicos do Grande Rio .. que lhe fez para se integrar em 1992 ao Quadro de Alas da Agremiação Caxiense ..

E assim .. Bira .. fez um Ofício de desligamento e agradecimento à Comunidade Nilopolitana .. Mudando para a Grande Rio onde permanece até hoje ..

De lá .. Pra cá .. Foram muitas histórias e acontecimentos .. com muitas alegrias e realizações a cada Trabalho elaborado ..

Foi Coreógrafo de Comissão de Frente nos anos .. 1997 .. 2001 .. 2002 .. Paralelo ao trabalho executa da Ala .. Grupo Bira Dance .. Foi idealizador da mudanda da Apresentação dos Protótipos das Fantasias .. onde criou cada setor com uma trilha musical ..

Foi opioneiro em levar um contigente de componentes todos vestidos de roupa brancas .. anteriormente a roupa branca era um fator isolado ..

Nessa sua trajetória formou vários componentes em Harmonia que hoje fazem parte deste Departamento em várias Agremiações ..

Como também no convívio de seus componentes houve vários casamentos entre si ..

Hoje .. com 35 anos de sua trajetória o Grupo Bira Dance tem sua Galeria de Velha Guarda liderado pelo componente Célio Santos .. que tem o seu Bordão: “Uma vez Birete .. sempre Birete”

Birete .. É a denominação em todos seus componentes

Para comemorar essa passagem de seu Aniversário .. Foi criada: “A Nossa Feijoada do Grupo Bira Dance” .. No intuito de reunir grandes amigos e adeptos numa tarde/noite com um Domingo de Alto Astral ..

Onde recebemos Personalidades do Mundo do Samba .. que contribuíram no seu caminhar ..

E um grande marco do Trabalho do Grupo Bira Dance .. Foi a Ala que representava os .. “Iawôs” .. .. “Tatá Londirá – O Canto do Caboclo no Quilombo de Caxias” .. Grande Rio 2020.